Novo estudo adverte sobre iminente colapso global
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaLbkJElTPkVzQuiL8l59dDuKDbpMxdtU5wQJzZn7Sv13F5W5ILMtX6xf2CrjzIdO9J0IMCHWaqe7fUSpodUmmiDM5NSKYxZTCWp_fGh9us7Yq28x4GxVirMxwn1czE8igLX2KJFzWfSFl/s1600/colapso+global+estudo+sugere+apocalipse+previs%C3%A3o+fim+dos+tempos+sociedade.jpg)
Um novo estudo científico sugere que a civilização moderna pode entrar em colapso em questão de décadas.
A previsão sombria é baseada em modelos teóricos que descrevem o que é provável acontecer com o mundo industrializado nos próximos anos.
Os riscos, o estudo afirma, são baseados em instabilidade econômica e muita pressão sendo colocada sobre os recursos naturais do planeta.
"O processo de ascensão e colapso é realmente um ciclo recorrente encontrado ao longo da história", disse o matemático Safa Motesharri que olhou para uma série de fatores dominantes que contribuíram para o colapso das civilizações históricas, como o Império Romano.
De particular relevância é a forma como a sociedade está dividida em as "elites" e as "massas".
"Mesmo usando uma taxa de esgotamento ideal e começando com um número muito pequeno de elites, a Elite, eventualmente, consome demais, resultando em um período de fome entre as massas que, eventualmente, faz com que a sociedade entre em colapso", escreveu Motesharri.
Os cientistas responsáveis pelo relatório entretanto sublinharam que, mesmo se as suas previsões se confirmarem, ainda há muito que podemos fazer para orientar a sociedade longe do desastre.
"O colapso pode ser evitado e população pode alcançar o equilíbrio se a taxa per capita de esgotamento da natureza for reduzida a um nível sustentável, e se os recursos forem distribuídos de forma razoavelmente equitativa", escreveram eles. //MAGNOPOLÊMICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário