LOGÍSTICA DE
CABOTAGEM
Assim, o transporte de cabotagem,
como caracterizado em Botter et al. (2007) “é uma
necessidade para o desenvolvimento do setor de transportes
e, em certa monta, uma
necessidade para se atingir as metas do PNLT”. No conceito
apresentado pelos autores, a
cabotagem é entendida como “uma cadeia logística de
transporte de cargas que utiliza em um
dos seus elos o transporte marítimo entre pontos da costa
brasileira” .
Para os
autores, a
cabotagem não deve ser desvinculada de sua natureza intermodal, visto que é
dependente das rotas entre os terminais marítimos e os
pontos de origem e destino.
Seus principais agentes, os fatores relacionados
com a intermodalidade (transportes rodoviário, ferroviário, fluvial etc.), que
corroboram para aumentar a competitividade logística e a eficiência do sistema
de transporte, num país de dimensão continental.
O escopo do
estudo é a revisão bibliográfica sobre o tópico cabotagem, analisá-lo no âmbito
do cenário nacional e como este sistema está implantado em alguns países
visando a intermodalidade. O cerne do estudo também está na análise da
legislação vigente, que define os parâmetros para o sistema de transporte via
cabotagem. O resultado do estudo mostra que é essencial a integração entre os
sistemas de transportes no território doméstico e que a cabotagem possui um
papel essencial no Brasil, além de poder contribuir para o segmento da
construção naval brasileira.
A Cabotagem é
20 a 30 por cento menor que no modal rodoviário. “Além disso, na cabotagem o
índice de avarias é muito pequeno. No rodoviário é muito maior, em
eletroeletrônicos as avarias chegam a 2, 3 por cento (da carga)”, afirma.
A questão de segurança também têm sido levada em conta. Isso porque no
modal rodoviário existe o risco de roubo de carga, enquanto em navios o risco é
mínimo no Brasil.
Permite deslocar cargas
de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em
comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações
intercontinentais.
As principais desvantagens que existem no transporte
marítimo são:
1.
pouca flexibilidade da
carga
2.
a baixa velocidade de
transporte
3.
necessidade dos produtos
transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga
4.
distância dos portos aos
centros de produção
5.
estragos ou perdas de
carga.
Os Navio porta-contentores são navios que transportam a sua carga
em contentores, normalmente
empilhados segundo uma técnica conhecida como conteinarização. São normalmente
impulsionados por grandes motores a diesel e uma tripulação que pode variar de
10 a 30 pessoas. São os navios que transportam a maioria da carga do mundo,
visto que podem transportar quase todo o tipo de cargas.
AUTOR:- BY AGLÍCIO MAGNO
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