CDAS
Centros de
distribuição Avançados
Modismo ou real necessidade? Por que é cada vez
mais comum presenciarmos a abertura de
Centros de Distribuição Avançados (CDAs) em todo o Brasil?
por que ter e como utilizar?
A mobilidade urbana afeta diretamente a produtivi-
dade da operação. A lentidão registrada nos períodos
de
“pico” pela manhã e à tarde, fruto da falta de
políticas
públicas e de investimentos em infraestrutura, refl
ete
negativamente no total de coletas ou entregas
realiza-
das. Essa difi culdade, associada aos mecanismos
utiliza-
dos pelos órgãos públicos para “solucionar” o
problema
dos congestionamentos, como o sistema de rodízio de
placas e as zonas de restrição à circulação de
veículos
de cargas, contribuem para o agravamento do problema.
Esse problema, infelizmente, não afeta apenas os
gran-
des conglomerados urbanos como São Paulo (SP) ou
Rio de Janeiro (RJ), mas também outras capitais como
Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Manaus (AM),
Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Flo-
rianópolis (SC), e até cidades como Joinville (SC),
Caxias
do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá
(PR),
Londrina (PR), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP),
Jun-
diaí (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP),
São
José dos Campos (SP), Osasco (SP), Barueri (SP) etc.
Brasil, os impactos da nova lei que trata da jornada
de
trabalho dos motoristas e a complicada situação
finan-
ceira que vive a maioria das Transportadoras no
Brasil.
Todos esses fatores, de forma combinada, criam um
composto altamente “inflamável”, prestes a explodir.
Executivos da área de logística e especialistas do
setor
estão diante de um “quebra-cabeça” de difícil
solução.
Está cada vez mais difícil resolver o binômio nível
de
serviço e custos!
Em função das limitações operacionais existentes e
do alto grau de complexidade logístico, a
distribuição
nas grandes e médias cidades exigirá, cada vez mais,
a
adoção de soluções diferenciadas, que envolvam alta
aplicação tecnológica, infraestrutura adequada e
mode-
los de distribuição perfeitamente alinhados com as
vari-
áveis intrínsecas e extrínsecas valorizadas pelos
clientes.
Diante dessa nova realidade, os Centros de Distri-
buição Avançados (CDA) surgem como uma solução
inovadora e eficaz, ao equalizar de forma competitiva
a
questão dos custos e do nível de serviço.
“EVOLUÇÂO NA ABORDAGEM DA
MALHA
LOGíSTiCA: DOS CDS
(CENTROS DE
DISTRIBUIÇÃO) AOS CDAS
(CENTROS DE
DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS) e AOS CROSS-DOCKING
FATORES dE
COMPLEXIDADE NA GESTÂO DOS
CDAS”
Embora pareça ser muito
mais simples gerenciar um
CDA do que um CD, a
operação apresenta um relativo
grau de complexidade em
seu dia a dia.
A sincronia é um fator
crucial nesse tipo de operação.
É muito importante que
os veículos de transferência
cumpram seus horários de
chegada no CDA, de tal for-
ma que a mão-de-obra de
descarga seja adequadamen-
te utilizada e que os
veículos de entrega não atrasem em
seus horários de
partida.
Outro ponto demasiadamente
importante está relação
vez menores e mais frequentes,
maior quantidade de
itens comercializados,
pressão por respostas rápidas e
precisas às demandas dos
clientes, aumento da logística
reversa etc.,
contribuirão para o aumento exponencial
da complexidade
operacional.
Cada vez mais serão
sentidos os efeitos da falta de
infraestrutura
logística, afetando diretamente o nível de
serviço ao cliente
final, o que poderá implicar em pe-
sadas penalidades
financeiras impostas pelos clientes,
custos operacionais
adicionais com a devolução e re-
-entrega de produtos e
em investimentos para recupe-
rar eventuais clientes
insatisfeitos e até clientes perdidos.
Sem uma solução
diferenciada para atendimento das
necessidades e
expectativas do mercado, sucumbiremos
diante dos desafios.
Será preciso atuar de forma dinâ-
mica e contínua na
análise e revisão do modelo opera-
cional, equacionando essa verdadeira lógica de
desenvolvimento
baseada na cadeia
Logística como novo paradigma como cd, cdas e outros mais. Aglício Magno Discente de Logística
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