Carrefour é condenado por omissão sobre funcionária chamada de ‘sapatona’.
BRASÍLIA – O
Carrefour foi condenado por ter se omitido em coibir que seus
funcionários chamassem uma colega de “sapatona”. A Primeira Turma do
Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a responsabilização da
empresa, mas reduziu de R$ 50 mil para R$ 15 mil o valor a ser pago por
danos morais. A decisão foi tomada na quarta-feira.
Segundo o TST,
a trabalhadora ajuizou ação alegando que sofria perseguição dos colegas
por ser solteira, e que as ofensas não foram reprimidas pelo Carrefour.
“Afirmou que, por ser solteira, uma tesoureira da empresa passou a
chamá-la de 'sapatona', apelido que acabou sendo adotado por outros
colegas ao se referirem a ela”, afirma a defesa na ação. A funcionária
também afirma que teve depressão e foi afastada de suas atividades por
um ano.
Na primeira instância, foi definido o pagamento de R$ 50
mil pela empresa por danos morais, por concluir que a depressão teve
origem nos xingamentos, e que a empresa deveria ter agido para
contê-los.
No recurso, o supermercado alegou que não havia provas,
mas o recurso foi negado, e o Tribunal Regional entendeu que o ambiente
de trabalho era “hostil” e que a empresa não atuou para evitar isso.
O
Carrefour afirmou, sobre a condenação, que “não comenta processos em
andamento, mas reitera seu compromisso em respeitar e cumprir a
legislação trabalhista, além de proporcionar condições adequadas de
trabalho a todos os seus colaboradores”. A empresa afirma que seus
funcionários recebem treinamento sobre o Código de Conduta interno, que
tem orientações sobre formas de discriminação ou assédio, e que esses
comportamentos “qualquer que seja a sua natureza, não são tolerados”.
“Os colaboradores são instruídos a agir de madeira responsável e
respeitando as regras da companhia”, afirma o Carrefour.MAGNOPOLÊMICO//ATUALIZADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário