BRASIL VAI DOBRAR META DE EXPANSÃO DE FERROVIAS
O
governo vai dobrar a meta de expansão da malha ferroviária brasileira
para reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade dos
produtos do país. A afirmação foi feita pelo Secretário-Executivo do
Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
O
plano é construir dez mil quilômetros de ferrovias até 2020, disse
Passos em entrevista em Brasília. Serão cinco mil quilômetros a mais do
que no projeto inicial, que prevê investimentos de R$ 18 bilhões.
Mais
da metade do transporte de carga no Brasil, o segundo maior exportador
mundial de soja e de minério de ferro, passa por rodovias, cujo frete
custa, em média, quatro vezes mais que ferroviário.
O
objetivo do Plano Nacional de Logística e Infraestrutura, formulado
pelos ministérios dos transportes e defesa, é elevar a participação das
ferrovias na movimentação de carga no país de 25 por cento para 32 por
cento até 2025.
"Para
uma economia de alta competitividade é preciso assegurar o escoamento
da crescente produção de grãos, minério, fertilizantes e combustíveis,"
afirmou o secretário-executivo.
Até
o final deste semestre, o governo deve lançar novas regras de concessão
para os trechos que pretende licitar, disse Passos. Os contratos atuais
não serão alterados.
Além
de expandir a malha ferroviária existente, o governo quer forçar as
empresas a intensificarem o uso dos 28 mil quilômetros hoje em operação,
disse Passos. Do total da malha, apenas 10 mil quilômetros são operados
intensamente.
O
governo quer abrir negociações para retomar trechos que não cumprem
critérios de desempenho e são subutilizados, Passos afirmou.
No
Brasil, o preço médio para transportar uma tonelada de carga por mil
quilômetros é de US$ 117 na rodovia e US$ 27 na ferrovia, segundo
estimativas de Maurício Lima, diretor do Instituto de Logística e Supply
Chain, que presta consultoria na área de logística.
Segundo
a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, a ANTF, Vale
SA, MRS Logística, MMX Mineração & Metálicos SA, Transnordestina
Logística SA e ALL América Latina Logística SA estão entre as empresas
que têm concessões de ferrovias no Brasil.MAGNOPOLÊMICO//
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