sexta-feira, 25 de abril de 2014

PRESIDENTE INAUGURA PORTO DA BUNGE EM BARCARENA PARÁ

Nova rota para exportação de grão-Logística de Grãos do Pará

1- complexo portuário construído em Barcarena no Pará pela Bunge, uma das maiores empresas do mundo na área do agronegócio e alimentos. O complexo, que terá capacidade de escoamento de até 2,5 milhões de toneladas já em seu primeiro ano de operação.

2-ampliação do terminal de múltiplo uso do complexo administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP). A estatal, vinculada à Secretaria de Portos do Pará.

3-O complexo portuário da Bunge, a ser inaugurado hoje, oferece ao Pará e ao Brasil uma nova rota de exportação de grãos. Presente no Estado há mais de dez anos, a Bunge investiu R$ 700 milhões na infraestrutura portuária e na logística, esta última em parceria com a Amaggi, e a expectativa é de que o empreendimento vá gerar cerca de 350 empregos, entre diretos e indiretos.

4-A maior parte da soja e do milho embarcados em Barcarena seguirá para a Ásia e Europa. Até o final de 2015, o Terfron será o segundo maior terminal exportador da Bunge Brasil, com capacidade de escoamento de quatro milhões de toneladas/ano, ficando atrás apenas do TGG (Terminal de Granéis do Guarujá), no Porto de Santos (SP), que exportou cerca de oito milhões de toneladas em 2013.

5-Bunge também está investindo num modelo de transporte menos poluente e mais eficiente, utilizando para isso a hidrovia Tapajós/Amazonas, por meio da Unitapajós, uma joint venturecom o Grupo Amaggi. “Estamos diversificando a matriz logística do país, ainda muito dependente de caminhões e trens”, afirma Murilo Braz, acrescentando que a Bunge se coloca numa posição privilegiada ao ganhar uma nova rota de escoamento de grãos.
magnopolêmico// agliciomagno@gmail.com //indicelogistica.webdone.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário