BRT terá a consultoria de uma empresa internacional
Vencedora terá que elaborar estudos e projetos, exercerá atividades de gerenciamento geral das obras
O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), publicou nesta terça-feira (4) o edital de pré-qualificação de empresa de consultoria/ consórcio que vai elaborar serviços técnicos especializados, relativos à elaboração de estudos e projetos executivos de infraestrutura física, modelo de gestão, plano operacional e de sistema de controle operacional do Corredor BR-316, além de gerenciamento geral e supervisão de obras do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, que integrará a Região Metropolitana de Belém. No total, o governo do Estado investirá mais de R$ 700 milhões até o final de 2015, apenas no setor de infraestrutura urbana, na RMB.
O contrato com a empresa vencedora da licitação, após os tramites no
Brasil e no Japão, deverá ser assinado em maio de 2013. Por ser
empréstimo externo, a concorrência é internacional e se destina a fazer
uma pré-seleção de empresas consultoras para participação no processo
licitatório, visando a elaboração dos projetos executivos de
infraestrutura do BRT e estudos das linhas desse novo sistema, e ainda o
gerenciamento das obras.
Além de jornais de circulação em Belém, por se tratar de uma licitação
internacional o edital foi publicado no jornal Folha de São Paulo, no
Diário Oficial da União e no jornal norte-americano Financial Times. O
edital especifica as exigências que a contratada deve apresentar, tanto
em termos de qualificação de pessoal, experiência, produtos e estrutura
necessários para o desenvolvimento do trabalho.
Termo de Referência - Após
a publicação, as empresas interessadas em participar do processo terão
45 dias para apresentar a documentação solicitada no Edital de
Pré-Qualificação. Finalizada esta etapa, o NGTM trabalhará na licitação
para contratar a consultoria, que será selecionada entre as
classificadas na pré-qualificação. 'Já estamos encaminhando à Jica
(Agência Internacional do Japão), para análise e concordância desta, o
Termo de Referência constante do Edital, o qual vai nortear a elaboração
dos trabalhos. Este Termo será disponibilizado em português e inglês,
contendo todos os serviços que devem ser desenvolvidos pela Consultoria
Geral e os produtos que devem ser entregues pela mesma', explica a
diretora executiva.
O prazo previsto para a prestação dos serviços da Consultoria Geral será
de 41 meses. Os serviços deverão ser iniciados em até 10 dias a partir
da data de emissão da Ordem de Serviço, pelo NGTM. O valor total
estimado para a prestação dos serviços é de R$ 24.300.000,00 (vinte e
quatro milhões e trezentos mil reais).
A vencedora, além de elaborar estudos e projetos, exercerá atividades de
gerenciamento geral e de obras do Corredor BR-316. Assim, a empresa
deverá estar organizada e apta para todas as tarefas técnicas e
administrativas delegadas pelo NGTM, assegurando a execução do projeto
nos termos contratados, além de ter condições plenas de alocar pessoal
qualificado próprio em todos os níveis solicitados pelo governo, e
adquirir os equipamentos necessários para o desenvolvimento das
atividades.
Para o gerenciamento do projeto, a empresa vencedora deverá manter o
fluxo de informações contínuo com o NGTM sobre o desenvolvimento dos
estudos, projetos e obras. Em todas as etapas de execução, a empresa
deverá, sempre que solicitada pelo Núcleo, providenciar assessoria e
assistência técnica consultiva às obras. Outra atribuição será informar,
periodicamente, e sempre que solicitada pelo NGTM, o andamento do
projeto.
Integração - O BRT da
Região Metropolitana de Belém será dotado de infraestrutura física
composta por terminal de integração em Marituba e estação de integração
em Ananindeua, instalações que permitirão a integração físico-tarifária
entre linhas do serviço alimentador e troncal. O projeto contempla,
ainda, viaduto de acesso ao terminal de integração; garagem de ônibus
adjacente ao terminal de integração e, ao longo do KM-0 ao KM10 da
Rodovia BR-316, canaleta exclusiva, com pontos de parada em plataforma
nivelada com o piso do BRT, passarelas de acesso a essas paradas, além
de ciclovia e calçadas. Com ônibus de 20 metros de comprimento, para 200
passageiros, o sistema elevará a capacidade do corredor da BR-316 de 24
mil passageiros/hora, nos momentos de pico, para 48 mil passageiros.
A RMB apresenta sérias dificuldades à mobilidade interna, decorrentes do
aumento do fluxo, fruto do crescimento populacional e do alto
incremento de veículos na frota, aliado à ausência de um sistema
eficiente de transporte público. Para atender a essa demanda, o governo
do Estado desenvolveu vários estudos, que resultaram na proposta de
implantação de uma rede integrada de transporte público coletivo
metropolitano, com adoção do BRT, denominada projeto Ação Metrópole.
O projeto de mobilidade urbana do governo do Estado é desenvolvido em
parceria com a Jica desde 1990. Em agosto deste ano, por meio de
parceria com o governo do Pará, a Jica também passou a ser financiadora
do projeto. Com a implantação do Ação Metrópole, a RMB, composta pelos
municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do
Pará e Santa Izabel do Pará, será integrada pelo transporte público.
Outro benefício do projeto Ação Metrópole é a redução da emissão de gás
carbônico na natureza, com menos veículos circulando e a utilização de
biocombustível. 'O Ação Metrópole trará qualidade de vida para a
população da RMB, pois vai além de um projeto de mobilidade urbana. E
uma das prioridades do governo é o bem estar da população, por isso
estamos desenvolvendo um projeto com seriedade e responsabilidade',
disse o diretor geral do NGTM, Cesar Meira.
Com informações da Agência Pará
Com informações da Agência Pará
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