Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Um novo cenário se mostra presente nas
empresas em todo o mundo. Desde a primeira Revolução Industrial até os
dias atuais, houve grandes mudanças de ordem política, social e
econômica. As empresas estão cada vez mais presentes nas economias dos
países, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem.
Nas últimas décadas do século XX, notaram-se profundas e contínuas
mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas
organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se
aproximava do terceiro milênio: o mercado globalizado.
Os produtos e os clientes são o alvo
da atenção das empresas. Atender a uma nova exigência e tratar cada um
de seus clientes como se fosse único tem sido uma das características
desta nova era. A inovação tecnológica provocou profundas transformações
dentro das empresas, nas áreas de produção, administrativa ou
mercadológica.
Em tempos de globalização e de alta
competitividade empresarial, a logística, hoje em dia, é sem sombra de
dúvidas o grande diferencial em termos de gestão administrativa. Em
outros tempos, havia uma forma diversa de se administrar, bem mais
empírica, com a qual as empresas sequer tomavam conhecimento de pontos
que hoje são de vital importância e imprescindíveis, tais como, prazos a
cumprir, qualidade, inovação tecnológica e a apuração real de seus
custos logísticos. adaptado//agliciomagno@gmail.com//magnopolêmico.
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