Apenas
200 mil dos 1,6 milhão de quilômetros de estradas no Brasil são asfaltados. EUA
têm mais de seis milhões de quilômetros de estradas, 70% com asfalto.
De tudo que é transportado no Brasil, 58% vão por
estradas e 28%, seguem por ferrovias. Nos Estados Unidos, o transporte é feito,
sobretudo, por trens. Em todo Brasil são 28 mil quilômetros de malha
ferroviária. Nos Estados Unidos, 10 vezes mais (280 mil).
A situação das rodovias é ainda mais crítica. São
1,6 milhão de estradas no Brasil, mas apenas 200 mil quilômetros asfaltados. Os
Estados Unidos têm mais de seis milhões de quilômetros de estradas, 70% com
asfalto. Para piorar, a estrada não asfaltada é mais perigosa e dá mais
prejuízo. Um caminhão que usa estradas de terra gasta mais gastos com pneu,
combustível e peças.
Em média, gasta 30% a mais, custo que é repassado
aos produtos transportados. “Nós sabemos que muitas coisas que hoje se
transporta por rodovia, não deveria estar lá. O que significa o seguinte:
produtos mais baratos chegam para nós mais caros por causa da ineficiência
logística brasileira. Ferrovia e rodovia hoje no Brasil elas competem, são
concorrentes, no mundo desenvolvido, elas são complementarem. Produto mais
adequado para ferrovia, anda no trem, produto mais adequado para rodovia, anda
no caminhão. No Brasil não é assim”, fala o coordenador do núcleo de
infraestrutura e logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende.
fonte//g1.globo.com/jornal-da-globo//magnopolêmico//agliciomagno@gmail.com.
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