quinta-feira, 27 de março de 2014

UM DOS GRANDES PATRIMÔNIO DO POVO PARAENSE QUE É O MERCADO DO VER-O-PESO COMEMORA SEUS 387 ANOS

UM DOS GRANDES PATRIMÔNIO DO POVO PARAENSE  E DO MUNDO QUE É O MERCADO DO VER-O-PESO COMEMORA SEUS 387 ANOS              

Ver-o-Peso em festa pelos 387 anos (Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
A maior feira livre a céu aberto da América latina, o complexo do Ver-o-Peso, que reúne os mercados de peixe e carne e as feiras de alimento e do açaí e que completa hoje 387 anos.
Apesar da rotina de trabalho, que começa na madrugada, o sentimento dos feirantes é festivo. “Nós chegamos aqui todos os dias por volta das 3 horas da madrugada. A gente poderia estar de mau humor, mas aqui a alegria e diversão são mandamentos que nos ajudam a seguir essa rotina”, conta Thiago Santos, peixeiro.
Na parte que inclui a feira do açaí, a movimentação também é intensa de trabalhadores que desde cedo atravessam as ilhas em embarcações transportando o fruto típico da mesa do paraense. “Dos 387 anos do Ver-o-Peso, 36 deles são da minha vida fazendo essa travessia do açaí para a mesa do paraense”, diz Carlos Santana, vendedor de açaí.
No setor das erveiras, a história da hereditariedade familiar se repete. É o caso da dona Coló que, junto dos filhos, já é figura carimbada entre as vendedoras de banho e mandingas da feira. “Estão aqui meu marido e meus três filhos. O “veropa” é nossa casa, nossa vida e onde tiramos o nosso sustento”, diz dona Coló.
Em meio a comemoração, os feirantes e consumidores destacam a preocupação com o descaso público. “Essa feira é a referência da cidade e precisa receber mais cuidados da prefeitura”, 
FONTE ADAP DOL//    MAGNOPOLÊMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário