terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Afinal: O diabo existe ou não?
Márcio C. Rossi Bettecher
A pergunta parece simples, mas há quem acredite que o diabo não exista.

Na Quarta-feira, dia 15/02/06, foi ao ar à noite, na rede 21, canal da TV por satélite DirecTV, uma entrevista com o Padre Oscar Quevedo, ou, mais conhecido como Padre Quevedo. É aquele Padre que tinha um quadro dominical no Fantástico da Rede Globo, o qual tentava provar que fenômenos sobrenaturais não existiam, lembra?

O entrevistador começou seu programa perguntando se o “demônio” existia. Pe. Quevedo então, como bom orador, deu uma grande volta em suas explicações e no final expôs seus pensamentos sobre os demônios e satanás dizendo:

“Satanás e os demônios não existem. São a personificação do mal dentro das pessoas”. Para defender sua heresia, o Padre cita a passagem em Mateus em que Jesus se dirige a Pedro usando o termo “satanás”:

Mt 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Quevedo então explica dizendo que Jesus estava referindo-se ao grande mal que Pedro falara, tornando-se assim adversário da vontade divina.

De certa forma, Quevedo está certo na análise deste versículo. Isto porque a palavra “satanás” significa “adversário” e a palavra “diabo” significa “aquele que divide, separa, o caluniador, o opositor”.

Creio que em Mateus 16:23, Jesus não estava dizendo que o diabo estava dentro de Pedro, mas Jesus estava chamando Pedro de Opositor, pois Pedro estava dizendo para Jesus não morrer na cruz:

Mt 16:22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

Se Jesus não fosse crucificado, não teríamos a salvação eterna e o plano de Deus era que todos tivessem a salvação pela fé no sacrifício único e suficiente do Seu Filho Jesus Cristo.

Logo, Jesus fala que Pedro está se opondo ao plano de Deus para salvação de toda alma.

O problema todo é que o Pe. Quevedo usa esta passagem erroneamente para generalizar sua tese herética de que o diabo e os demônios são o mal que existe nas pessoas. É como se Quevedo estivesse dizendo: “assim como Jesus dirigiu-se a Pedro usando o termo “satanás”, logo o diabo não existe, mas sim o mal que há em nós” ( palavras do autor deste artigo).

Porém, devemos lembrar que Jesus falou sim do diabo não como sentimentos ou emoções humanas, mas como um ser real, uma pessoa espiritual que existe, que pensa, que age. A Bíblia, no livro de Apocalipses, também cita o diabo como um ser angelical, que foi expulso do céu, que fez oposição a Cristo, mas que já está condenado e será precipitado para o abismo, o lago de fogo ardente.

Em um site católico, o catolicanet.com.br, um dos internautas falou o seguinte sobre o Padre Quevedo:

“Marcos Moncur recrimina e até ameaça: "Sr. Quevedo: a tua retórica é muito bonita e de fácil entendimento. Contudo, somente o ignorante é capaz de acreditar nesses teus insensatos questionamentos. As Sagradas Escrituras nos declaram algo muito claro. Erras porque desconheces a Palavra de Deus. Infelizmente tudo o que escreves e/ou dizes não está em consonância com aquilo que o Senhor Deus nos relata. Um exemplo bem notório das aberrantes teses que afirmas, refere-se à inexistência do Maligno nas vidas dos seres humanos. Ora, amado Quevedo, leia mais a Bíblia, e verás que em todos os livros ocorreu a influencia do Maligno , objetivando a queda e o pecado do homem". "O Senhor Jesus nos fala que nos últimos dias aparecerão os falsos profetas, os enganadores etc. Tenha a certeza de que naquele grande dia o teu sangue será requerido, tendo em vista o percentual de inocentes que 'come´ de tua irreal palavra, ensinamentos esses que não sustentam. No entanto, ainda há tempo, pois Jesus Cristo te ama. Aceita Ele de verdade. Utiliza os teus dons para pregar o Verbo vivo, a santa lei, a palavra que traz conforto e regozijo. Eu amo a tua vida e estou orando por ti. Atenciosamente". ”.
Entre os católicos, muitos são favoráveis aos ensinamentos de Quevedo, mas muitos o recriminam. A Igreja Católica ensina que o diabo é um ser consciente e que existe. Mas Quevedo não vê desta forma.

Meu ponto neste artigo não é o de apontar os erros de Quevedo, mas é o de afirmar que o diabo existe, mas que há alguns pontos que precisamos ter em vista:

1) O diabo não tem mais poder do que Jesus Cristo
Como servos de Deus somos chamados a repreender as ações de satanás e seus demônios EM O NOME DE JESUS CRISTO, O FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO. ( Lucas 10:17,19)
2) O diabo não pode nos tocar ( I João 5:18)
3) Não devemos ficar falando do diabo, como em Igrejas que em todo culto falam de satanás e dos demônios em 90% do culto e só falam de Jesus em 10%. Devemos anunciar a Cristo e a salvação eterna: este sim é o nosso papel primordial.
Este artigo tem como natureza ensinar que o diabo e seus demônios existem, mas que já estão vencidos pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário. (Lucas 4:39; Atos 5:42; I Coríntios 9:16; Colossenses 2:15).
4) O diabo e seus demônios já estão condenados ao fogo eterno (Apocalipses 20:10).
5) Pelo nome do Senhor Jesus, expulsamos e repreendemos os demônios.
Se voce tem algum caso de opressão demoníaca, reveja sua vida com Deus, busque a santidade, e no nome do Senhor Jesus Cristo expulse este demônio de sua vida. Se achar necessário convoque um pastor e irmãos da Igreja para orar por você. Deus não quer ver seus filhos cativos, pois Jesus já nos libertou há mais de 2000 anos atrás. ( Lucas 10:17,19; Joao 14:13,14; Colossenses 1:13 – “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”).

Caso você precise de oração sobre algum tipo de opressão demoníaca em sua vida, escreva para mim. O apóstolos Paulo nos ensina que devemos ‘ levar as cargas uns dos outros ’:

Gálatas 6:2 - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 
Minha conclusão não é reafirmar que o diabo e os demônios existem. Basta uma leitura séria do Novo Testamento para verificar que estes anjos caídos, afastados da glória celeste, existem e estão entre nós procurando afastar a quem o possam do Reino Celeste e afastar-nos da comunhão com Deus.

Minha conclusão é que apesar de eles existirem, JESUS EXISTE também, assim como O ESPIRITO SANTO e JEOVÁ, O PAI, os quais estão sempre a nosso favor. Jesus disse: “ ... eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos ...” Mateus 28:20b. Esta promessa é real. Jesus, nosso Intercessor, nosso Salvador, nosso Senhor, nosso Rei, nosso Deus, está conosco todos os dias. Ele é O Leão da Tribo de Judá. Ele venceu o diabo e seus demônios e hoje tem todo poder para anular as forças malignas de tua vida. Basta crer e confiar.
Abraço cordial em Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei Eterno.
adaptado:_  agliciomagno@gmail. com


Nenhum comentário:

Postar um comentário