sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval em Barcarena, PA, tem samba no pé e som de guitarradas.

Município paraense promove folia com ritmo criado na década de 1970.
Mestre Vieira vai abrir a programação oficial do Carnaval.

A cidade de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, preparou um Carnaval diferente para animar os foliões em 2013. Além da tradicional batucada, o som das guitarradas promete empolgar o público. A guitarrada é um estilo musical criado no município por Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira.
Denominada de “Guitarradas na Folia”, a festa barcarenense começa neste sábado (9) e termina na Terça-Feira Gorda. O show de abertura da festa será comandado pelo próprio criador do ritmo, Mestre Vieira. Aos 78 anos, ele vai subir ao palco e levantar o público.
Mestre Vieira é uma unanimidade em Barcarena e a população tem muito apreço por sua música. Por isso, a expectativa do “Guitarradas na Folia” é lotar as arquibancadas do corredor da folia nos quatro dias de festas.

Carnaval em Barcarena atrai foliões fantasiados para as ruas (Foto: Divulgação) 
Tradição
O bloco mais popular do município, o Bica Grande, foi criado há 16 anos. Em 2013, o bloco deve arrastar cerca de 10 mil foliões pelas ruas do centro da cidade, em um cortejo que deve durar quatro horas.
O presidente do bloco conta que tudo começou com a piada de um alemão. Diz-se que o estrangeiro procurava no país um pássaro de bico grande. Mas ele não sabia falar a pronúncia carreta. Em vez de bico, o alemão falava bica.
Um jumento foi apontado como o animal de “bica grande” que o alemão queria ver. O estrangeiro rejeitou o bicho. Mas o assunto virou piada e a turma de Barcarena, que reproduziu a anedota, resolveu criar um bloco de carnaval.
No Bica Grande, o folião se veste como quer. Homem se veste de mulher, mulher de veste de homem. A fantasia é livre e a criatividade é a principal característica dos foliões.
No meio da alegria, é comum encontrar personagens da televisão, do cinema e dos desenhos animados. O Bica Grande é democrático e todos brincam do jeito que bem entendem. Crianças, jovens e adultos festejam em harmonia. “Não temos abadá. Nosso objetivo é promover um Carnaval que resgate a nossa cultura”, afirma Deusimilson Barros, presidente do bloco.
O maior bloco de rua de Barcarena também vai homenagear o filho ilustre da terra. Mestre Vieira será festejado por seus 50 anos de carreira. Uma banda de música contratada de fora vai puxar o bloco, na tarde da Segunda-Feira Gorda.
magno polêmico//fonte;-G1.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário