domingo, 19 de maio de 2013

LOGÍSTICA DE CABOTAGEM E SUA VANTAGENS COMPETITIVAS NO MERCADO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL?
A matriz de transporte brasileira vem sofrendo mudanças significativas desde os anos 50, período em que ocorreu a implementação do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubitscheck. Nos anos 70, incentivos e o subsequente crescimento da indústria da construção naval começaram a alavancar a cabotagem como um modelo interessante.
O desestímulo à construção naval nas décadas seguintes (anos 80 e 90) desacelerou este crescimento, deixando a cabotagem em um segundo plano, quando comparada ao transporte rodoviário e ferroviário.
No início do novo milênio, a nova geração e a nova mentalidade verde, somados à retomada da indústria de construção naval – impulsionada agora pela indústria do petróleo –, acabaram gerando uma nova realidade, ainda mais promissora.
Nos últimos 10 anos, houve um incremento significativo das operações de cabotagem, devido à renovação da frota naval, à reativação de portos e rotas comerciais e à atenção que a indústria como um todo passou a dar para este modelo de logística. Um modelo mais econômico, limpo e eficiente.
A cabotagem oferece uma série de benefícios.
O setor de transporte é a principal atividade econômica responsável por emissão de CO2 no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, o modal rodoviário responde por 88% das emissões de CO2 no meio ambiente, contra 4% do modal aquaviário; ou seja, com o uso da cabotagem, são reduzidos os níveis de emissão de CO2 no meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental do planeta. A Maestra Navegação e Logística desenvolve a sua responsabilidade socioambiental baseada no incentivo do uso da cabotagem.
Azul da cor do mar e do céu. Verde da cor das florestas.
A cabotagem, utilizada com eficiência, ajuda a reduzir a emissão de gases tóxicos provenientes da queima de combustível, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Isso, em uma sociedade que cada vez mais cobra resoluções sustentáveis, é fundamental.
  • Menor emissão de CO2.
  • Adoção de políticas e programas de incentivo ao comércio de crédito de carbono.
  • Melhor resultado na equação: consumo de combustíveis poluentes X tonelada útil de carga transportada.FONTE DE PESQUISA USECABOTAGEM/MAGNOPOLÊMICO//



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