segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, em sessão plenária (Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)Joaquim Barbosa participa de encontro do Judiciário em Belém

Presidente do STF deve expedir mais 7 mandados de prisão do mensalão.
Evento reunirá juízes para discutir combate à corrupção e à improbidade.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chegou em Belémno início da tarde desta segunda-feira (18) para participar do VII Encontro Nacional do Judiciário, que irá reunir 91 presidentes dos tribunais de todo o Brasil. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizado pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

O evento será o primeiro compromisso público do ministro após a expedição de mandados de prisão de 12 condenados no mensalão, na última sexta (15). Onze réus já estão presos, entre eles José Dirceu, José Genoino e Marcos Valério, e um – Henrique Pizzolato – fugiu para a Itália e é considerado foragido.
Ainda nesta segunda (18), o STF deve expedir mais sete ordens, para prender, entre outros, os deputados Valdemar Costa Neto  (PR-SP) e Pedro Henry  (PP-MT), além do delator do esquema, Roberto Jefferson  (PTB-RJ) (veja abaixo a situação de cada réu).
Programação
O ministro e também presidente do CNJ fará a abertura do encontro, às 19h, no Hangar Centro de Convenções. Também participam da solenidade o governador do Pará, Simão Jatene; a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA); o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho; e o Ministro Corregedor Nacional, Francisco Falcão.
Durante dois dias de evento serão definidas as ações prioritárias da Justiça para 2014, e o Planejamento Estratégico Nacional para o período 2015/2020. De acordo com o TJE/PA, a intensificação no combate à improbidade administrativa e à corrupção, além da garantia de maior celeridade na prestação judicial, são algumas das propostas que poderão fazer parte do planejamento.
É a primeira vez que a região Norte do país recebe o encontro nacional, um dos mais importantes eventos institucionais do Poder Judiciário.FONTEG1/*/MAGNOPOLEMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário