segunda-feira, 20 de outubro de 2014

LOGÍSTICA DE
CABOTAGEM
Resultado de imagem para navio cargueiro
Assim, o transporte de cabotagem, como caracterizado em Botter et al. (2007) “é uma
necessidade para o desenvolvimento do setor de transportes e, em certa monta, uma
necessidade para se atingir as metas do PNLT”. No conceito apresentado pelos autores, a
cabotagem é entendida como uma cadeia logística de transporte de cargas que utiliza em um
dos seus elos o transporte marítimo entre pontos da costa brasileira” .                                               
Para os
autores, a cabotagem não deve ser desvinculada de sua natureza intermodal, visto que é
dependente das rotas entre os terminais marítimos e os pontos de origem e destino.
Seus  principais agentes, os fatores relacionados com a intermodalidade (transportes rodoviário, ferroviário, fluvial etc.), que corroboram para aumentar a competitividade logística e a eficiência do sistema de transporte, num país de dimensão continental.
O escopo do estudo é a revisão bibliográfica sobre o tópico cabotagem, analisá-lo no âmbito do cenário nacional e como este sistema está implantado em alguns países visando a intermodalidade. O cerne do estudo também está na análise da legislação vigente, que define os parâmetros para o sistema de transporte via cabotagem. O resultado do estudo mostra que é essencial a integração entre os sistemas de transportes no território doméstico e que a cabotagem possui um papel essencial no Brasil, além de poder contribuir para o segmento da construção naval brasileira.
A Cabotagem é 20 a 30 por cento menor que no modal rodoviário. “Além disso, na cabotagem o índice de avarias é muito pequeno. No rodoviário é muito maior, em eletroeletrônicos as avarias chegam a 2, 3 por cento (da carga)”, afirma.
A questão de segurança também têm sido levada em conta. Isso porque no modal rodoviário existe o risco de roubo de carga, enquanto em navios o risco é mínimo no Brasil.
Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais.
As principais desvantagens que existem no transporte marítimo são:
1.  pouca flexibilidade da carga
2.  a baixa velocidade de transporte
3.  necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga
4.  distância dos portos aos centros de produção
5.  estragos ou perdas de carga. 

Os Navio porta-contentores são navios que transportam a sua carga em contentores, normalmente empilhados segundo uma técnica conhecida como conteinarização. São normalmente impulsionados por grandes motores a diesel e uma tripulação que pode variar de 10 a 30 pessoas. São os navios que transportam a maioria da carga do mundo, visto que podem transportar quase todo o tipo de cargas.
                                         AUTOR:- BY AGLÍCIO MAGNO

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