quarta-feira, 8 de junho de 2016

umas das ferramentas muito usadas em Gestão das Corporações e até mesmo em nosso dia-a-dia

Então vamos dar um passo atrás e tentar nos recordar da época da escola. Se você era um dos mais altos da turma, geralmente aproveitava desta força para se destacar em esportes como baquete ou vôlei, não é mesmo? E quando chegou a hora de escolher uma profissão, se a matemática não foi muito seu forte durante o ensino médio (ou colegial para os mais experientes), provavelmente você deve ter contornado essa fraqueza escolhendo uma carreira em que pudesse ter êxito sem precisar lidar com tantos números, certo?
E hoje, em seu dia-a-dia, quando você está passeando com seu cachorro e avista um cachorro maior na rua, não é muito provável que você troque de calçada ou mesmo mude o caminho para evitar a ameaça?  Mas se ao invés disto você avistar aquela pessoa que há tempos quer conhecer, também passeando com seu cachorrinho, você não vai deixar passar em branco esta oportunidade de se apresentar passar, acertei?
O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
A partir destes quatro termos podemos gerar uma matriz como esta abaixo:
matriz fofa
A Matriz SWOT avalia a empresa olhando para suas forças e fraquezas e também levando em consideração os fatores internos e externos a organização.
A Matriz SWOT avalia a empresa olhando para suas forças e fraquezas e também levando em consideração os fatores internos e externos a organização.
Vamos entender direitinho o que significa cada um dos quadrantes da Matriz SWOT.

Os 4 quadrantes da Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta relativamente simples, ideal para começar o Planejamento Estratégicoem sua empresa e que visa posicionar ou verificar o posicionamento da companhia em seu ramo de atuação. Devido sua simplicidade e abrangência metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de uma pequena empresa à gestão de uma multinacional.
Mas para entendermos como colocar em prática a Análise SWOT precisamos entender seu conceito e o que cada quadrante, bem como a palavra que compõe seu nome representa:

S (strengths ou forças)

Como o próprio nome diz, neste quadrante devemos elencar todas as forças, as vantagens internas da empresa em relação a seus concorrentes. Algumas perguntas que podem ajudar aqui são:
  • Quais nossas melhores atividades e processos?
  • Quais nossos melhores produtos?
  • Quais nossos melhores recursos?
  • Qual nossa maior vantagem competitiva?

W (weaknesses ou fraquezas)

Aqui temos o oposto. Neste quadrante precisamos levantar quais as principais desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. De forma bem sincera e honesta, é preciso saber quais são as fraquezas da organização de prejudicam de alguma forma o negócio, fazendo perguntas como:
  • Nosso pessoal está devidamente capacitado?
  • Nossas matérias-primas são de qualidade?
  • Nossos processos são confiáveis?
  • Conhecemos nossa concorrência?

O (opportunities ou oportunidades)

São as forças externas que influenciam positivamente o negócio, os aspectos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Por serem fatores externos, não temos como influenciar estes aspectos, porém é extremamente importante conhecer cada um deles para que sua empresa possa se preparar para aproveitar estas oportunidades. Algumas perguntas que podem ajudar a conhecer estes fatores são:
  • Alguma política pública de ampliação de crédito que possa alavancar as vendas?
  • Alguma redução temporária de impostos que possa nos beneficiar?
  • Algum evento esportivo ou cultural na região que possamos aproveitar?

T (threats ou ameaças)

Por fim temos os aspectos negativos e com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa, ou seja, o oposto das oportunidades. As ameaças devem ser tratadas com bastante cautela, pois podem prejudicar não apenas o planejamento estratégico da empresa, mas também os resultados. Aqui, as perguntas sobre o cenário econômico continuam valendo, mas olhando pela ótica negativa, como:
  • Alguma nova politica de tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição?
  • A variação cambial pode tornar inviável a importação de matérias-primas?
  • Algum grande concorrente entrando em nosso mercado?

Análise FOFA: visão do ambiente interno X ambiente externo

Ao utilizar a Matriz SWOT, temos as análises divididas em duas grandes óticas:
  • Análise do ambiente interno: quando fazemos a análise das Forças e Fraquezas, estamos falando aqui de fatores internos e gerenciáveis. Ou seja, uma vez que sua empresa conheça quais são suas forças, ela pode trabalhar para manter e tornar estes pontos mais fortes e cada dia. E conhecendo as fraquezas, pode tomar as ações necessárias para corrigi-las ou evita-las.
  • Análise do ambiente externo: já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos a organização e não temos como manipulá-los diretamente. Mas nem por isto sua empresa deve deixar de monitorar as oportunidades e ameaças. Uma vez que sua empresa conhece quais são as oportunidades do ambiente em que está inserida, pode atuar pró-ativamente para aproveitar estas oportunidades. E conhecendo as principais ameaças do cenário em que se encontra, é possível atual para minimizar os riscos e impedir que estas ameaças afetem os resultados da companhia.

Por que usar a Análise SWOT?

A busca pela Excelência na Gestão Empresarial é como um “grande jogo de tabuleiro”. E como em qualquer jogo, conhecer bem as regras do jogo e também os recursos que você tem em mãos é fundamental para decidir quais as melhores jogadas e tomar decisões sempre olhando para o objetivo final. Neste sentido, a Análise SWOT é o instrumento ideal para que sua empresa possa fazer um mapeamento completo e “começar o jogo” muito melhor preparada para sair vitoriosa.



autor by MAGNO GRADUADO EM LOGÍSTICA

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