quinta-feira, 2 de março de 2017

Ferramentas da qualidade

Matéria: Gestão Empresarial Aula: Ferramentas da Qualidade
Janaína Frasson – ETEC Bauru
O QUE É?
As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Ajudam a estabelecer melhorias de qualidade.
PROPÓSITO
  • INSPECIONAR – para aceitar ou rejeitar algum produto ou serviço
  • MONITORAR – para acompanhar o desempenho de algum processo
  • CONTROLAR – para diminuir as perdas
Existem muitas ferramentas da qualidade utilizadas para implementação e gestão de um Sistema da Qualidade. A Literatura, de forma geral, apontam algumas como principais
Existem muitas ferramentas da qualidade utilizadas para implementação e gestão de um Sistema da Qualidade. A Literatura, de forma geral, apontam algumas como principais
CICLO PDCA
ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
  • P: do verbo “Plan”, ou planejar.
  • D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
  • C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
  • A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
  • A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
Importante ressaltar que, uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa, um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.
CICLO PDCA
5W2H
  • O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
  • Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito.
5W2H
5S
  • Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesasSeiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).
  • O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
5S
  • A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
  • Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
  • Os principais benefícios da metodologia 5S são:
  • Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  • Redução de acidentes do trabalho
  • Maior satisfação das pessoas com o trabalho
5S
QUALIDADE TOTAL
  • Gestão da Qualidade Total refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
  • É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é envolver distribuidores e demais parceiros de negócios.
  • Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderançA.
  • O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards DemingJoseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo. Shigeru Mizuno publicou o livro Company-Wide Total Quality Control, publicado pela Asian Productivity Organization em 1988, que teve milhares de edições vendidas no mundo todo.
QUALIDADE TOTAL
Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de "TQM" (ver Toyotismo), superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No "TQM" os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organizaçe Vicente Falconi, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.
QUALIDADE TOTAL
  • Os princípios básicos da qualidade total são:
  • Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
  • Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;
  • Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);
  • Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;
  • Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
  • Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;
  • O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;
  • A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;
  • Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita;
QUALIDADE TOTAL
ISO – Internacional Organization for Standardization
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.
  • A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  • A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade.
ISO
A ISO possui algumas versões para determinados setores de uma empresa.
Vejam algumas das mais procuradas pelas organizações:
  • ISO 9000 – Sistema da Gestão da Qualidade
  • ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental
  • ISO 26000 – Sistema de Responsabilidade Social
RESULTADOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Se Devidamente aplicadas, as ferramentas poderão levar a organização a:
  • Elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas;
  • Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes;
  • Executar projetos melhores;
  • Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos;
  • Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc.
É necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons resultados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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