sexta-feira, 12 de abril de 2013

Carrefour é condenado por omissão sobre funcionária chamada de ‘sapatona’.

BRASÍLIA – O Carrefour foi condenado por ter se omitido em coibir que seus funcionários chamassem uma colega de “sapatona”. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a responsabilização da empresa, mas reduziu de R$ 50 mil para R$ 15 mil o valor a ser pago por danos morais. A decisão foi tomada na quarta-feira.
Segundo o TST, a trabalhadora ajuizou ação alegando que sofria perseguição dos colegas por ser solteira, e que as ofensas não foram reprimidas pelo Carrefour. “Afirmou que, por ser solteira, uma tesoureira da empresa passou a chamá-la de 'sapatona', apelido que acabou sendo adotado por outros colegas ao se referirem a ela”, afirma a defesa na ação. A funcionária também afirma que teve depressão e foi afastada de suas atividades por um ano.
Na primeira instância, foi definido o pagamento de R$ 50 mil pela empresa por danos morais, por concluir que a depressão teve origem nos xingamentos, e que a empresa deveria ter agido para contê-los.
No recurso, o supermercado alegou que não havia provas, mas o recurso foi negado, e o Tribunal Regional entendeu que o ambiente de trabalho era “hostil” e que a empresa não atuou para evitar isso.
O Carrefour afirmou, sobre a condenação, que “não comenta processos em andamento, mas reitera seu compromisso em respeitar e cumprir a legislação trabalhista, além de proporcionar condições adequadas de trabalho a todos os seus colaboradores”. A empresa afirma que seus funcionários recebem treinamento sobre o Código de Conduta interno, que tem orientações sobre formas de discriminação ou assédio, e que esses comportamentos “qualquer que seja a sua natureza, não são tolerados”. “Os colaboradores são instruídos a agir de madeira responsável e respeitando as regras da companhia”, afirma o Carrefour.MAGNOPOLÊMICO//ATUALIZADO.

 

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