quarta-feira, 7 de maio de 2014

um prefácio do penologista von liszt

PREFACIO DO TRADTJOTOB LVH
deveria ser primeiro executado, para que cada um soffra aquillo
que pêlos seus atos merece ea culpa do sangue derramado Não.
recaia sobre o povo, que não fez efíectiva a punição, pois que pode
ser considerado como cúmplice nessa publica offensa á justiça»
(
4a).
E por que, pergunta-se, o mal ha de ser retribuído com o mal?
Outro é o categórico imperativo da moral christã que manda
perdoar ! O vosso categórico imprerativo só têm duas explicações
possiveis, ou é um brado de ódio e de vingança, e neste caso
retrógrada para as Epoch primitivas e anteriores ao
apparecimento da pena, ou é um mysterioso preceito do decálogo
divino, cujo executor não pode ser o homem. Em todo caso
nenhum legislador seria bastante louco para instituir um systema
penal, erigir prisões, organisar a justiça criminal e a policia
judiciaria, si a isto não o compellisse algum imperioso interesse
humano, isto é, si a pena não produzisse eífeito para prevenir o
crime e emendar o criminoso.
Da pura idéa da retribuição decorre logicamente o talião
como medida da pena. A tentativa de Kant para o fim de fundar o
systema penal sobre este principio teve completo mallogro, e não
podia deixar de ser assim, poisque a gravidade moral do delicto e
a pena são quantidades incom-mensuraveis.
A doutrina de Hegel exerceu maior influência do que a
Kant. Na nota 4 á pag. 75 do primeiro volume do seu Tratado, v.
Liszt a resume luminosamente. «A offensa feita ao direito tem na
verdade uma existência exterior, mas em si énulla.» A
manifestação d'essa nullidade é a pena. O crime é a negação do
direito, e a pena «é a cessação do crime, que de outro modo
valeria» C43).
E' um admirável problema psychologico, observa Paulsen,
que esse mero jogo de palavras parecesse a muitos dos
contemporâneos de Hegel uma solução da questão (**). Pode se
apagar o passado e reduzir a nada o acontecido ! O assassinato
fica annullado pela execução do assassino, como si não tivesse
sido praticado ? Haverá agua bastante no oceano para lavar a
mancha do sangue derramado? Quer significar que o
acontecido não devia ter acontecido 1 Mas por amor dessa
explicação ficam justificados factos, como o enforcar, o
decapitar, o metter em prisão eo

 («) RecJitslehre, § 49. («) Naturrecht, § 90.
{**) Systhem que ética, 1? vol, pag. 122

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