sexta-feira, 13 de junho de 2014

cuidado com sexta feira treze


Ver gatos pretos, passar embaixo de escadas, entrar em algum lugar com pé esquerdo... Essas e várias outras ações são feitas com mais cautela sempre que se tem uma sexta-feira 13 no calendário. A data é envolvida por uma série de superstições, hábitos incomuns e rituais para afastar o “azar” que comumente é relacionado ao dia.
Não se sabe ao certo a origem da caracterização da data como “azarenta”. Segundo alguns, o início seria uma motivação religiosa: teria sido em sextas 13 que, supostamente, teria ocorrido a destruição do Templo de Salomão e a crucificação de Jesus Cristo.
Outras teorias dizem que essa "aura" negativa da data teria surgido muito antes do cristianismo, na mitologia nórdica. Para outros, "Friday" (seta, em inglês) é, supostamente, um nome em honra da deusa Frigg (ou Freyja), mãe do amor, fertilidade, da vida e da morte.
A data ganhou mais repercussão ainda a partir de 1980, com o início da série de doze filmes "Sexta-Feira 13", de S. Cunninghan. A série incluindo "Freddy vs. Jason", conta com dois dos personagens sempre associados à data.
Até mesmo a Copa 2014 se rendeu a superstição e receio pela sexta-feira 13. Todas as últimas Copas tiveram início em uma sexta-feira, mas somente a do Brasil começou em uma quinta-feira, atendendo aos pedidos que previam um possível início "azarento" da seleção.
Sorte
Para alguns azar, para outros sorte. Muitas pessoas tem o número 13 como número de sorte e aproveitam a data para renovar a esperança e crença em melhorias. Em tempos de Copa do Mundo, difícil não associar a data ao ex-técnico da seleção Zagallo, aficcionado pelo número e sempre predisposto a fazer uma associação positivo ao treze.
Envolvido por discussões, o 13 tem também outro capítulo curioso no futebol: na Paraíba, os times Campinense, de Campina Grande e o Botafogo, da capital João Pessoa, não possuem em seus uniformes e em nada de suas sedes e estádios qualquer referência ao número 13. O motivo? A rivalidade com um outro time, o Treze, também de Campina Grande. 
Sorte ou azar, o que se sabe é que a sexta-feira 13 sempre será envolvida por superstições e por uma aura que diferencia a data dos outros 364 dias do ano.
(Enderson Oliveira/ DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário