sábado, 22 de novembro de 2014

CDAS
Centros de
distribuição Avançados
Modismo ou real necessidade? Por que é cada vez
mais comum presenciarmos a abertura de
Centros de Distribuição Avançados (CDAs) em todo o Brasil?
por que ter e como utilizar?
A mobilidade urbana afeta diretamente a produtivi-
dade da operação. A lentidão registrada nos períodos de
“pico” pela manhã e à tarde, fruto da falta de políticas
públicas e de investimentos em infraestrutura, refl ete
negativamente no total de coletas ou entregas realiza-
das. Essa difi culdade, associada aos mecanismos utiliza-
dos pelos órgãos públicos para “solucionar” o problema
dos congestionamentos, como o sistema de rodízio de
placas e as zonas de restrição à circulação de veículos
de cargas, contribuem para o agravamento do problema.
Esse problema, infelizmente, não afeta apenas os gran-
des conglomerados urbanos como São Paulo (SP) ou
Rio de Janeiro (RJ), mas também outras capitais como
Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Manaus (AM),
Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Flo-
rianópolis (SC), e até cidades como Joinville (SC), Caxias
do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR),
Londrina (PR), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Jun-
diaí (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), São
José dos Campos (SP), Osasco (SP), Barueri (SP) etc.
Brasil, os impactos da nova lei que trata da jornada de
trabalho dos motoristas e a complicada situação finan-
ceira que vive a maioria das Transportadoras no Brasil.
Todos esses fatores, de forma combinada, criam um
composto altamente “inflamável”, prestes a explodir.
Executivos da área de logística e especialistas do setor
estão diante de um “quebra-cabeça” de difícil solução.
Está cada vez mais difícil resolver o binômio nível de
serviço e custos!
Em função das limitações operacionais existentes e
do alto grau de complexidade logístico, a distribuição
nas grandes e médias cidades exigirá, cada vez mais, a
adoção de soluções diferenciadas, que envolvam alta
aplicação tecnológica, infraestrutura adequada e mode-
los de distribuição perfeitamente alinhados com as vari-
áveis intrínsecas e extrínsecas valorizadas pelos clientes.
Diante dessa nova realidade, os Centros de Distri-
buição Avançados (CDA) surgem como uma solução
inovadora e eficaz, ao equalizar de forma competitiva a
questão dos custos e do nível de serviço.
“EVOLUÇÂO NA ABORDAGEM DA MALHA
LOGíSTiCA: DOS CDS (CENTROS DE
DISTRIBUIÇÃO) AOS CDAS (CENTROS DE
DISTRIBUIÇÃO  AVANÇADOS) e AOS CROSS-DOCKING

FATORES dE COMPLEXIDADE  NA GESTÂO DOS
CDAS”
Embora pareça ser muito mais simples gerenciar um
CDA do que um CD, a operação apresenta um relativo
grau de complexidade em seu dia a dia.
A sincronia é um fator crucial nesse tipo de operação.
É muito importante que os veículos de transferência
cumpram seus horários de chegada no CDA, de tal for-
ma que a mão-de-obra de descarga seja adequadamen-
te utilizada e que os veículos de entrega não atrasem em
seus horários de partida.
Outro ponto demasiadamente importante está relação
vez menores e mais frequentes, maior quantidade de
itens comercializados, pressão por respostas rápidas e
precisas às demandas dos clientes, aumento da logística
reversa etc., contribuirão para o aumento exponencial
da complexidade operacional.
Cada vez mais serão sentidos os efeitos da falta de
infraestrutura logística, afetando diretamente o nível de
serviço ao cliente final, o que poderá implicar em pe-
sadas penalidades financeiras impostas pelos clientes,
custos operacionais adicionais com a devolução e re-
-entrega de produtos e em investimentos para recupe-
rar eventuais clientes insatisfeitos e até clientes perdidos.
Sem uma solução diferenciada para atendimento das
necessidades e expectativas do mercado, sucumbiremos
diante dos desafios. Será preciso atuar de forma dinâ-
mica e contínua na análise e revisão do modelo opera-
cional,  equacionando essa verdadeira lógica de desenvolvimento

baseada na cadeia Logística como novo paradigma como cd, cdas e outros mais. Aglício Magno Discente de  Logística

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