quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Construtor de casa que desabou no Pará diz que terreno parecia firme

Miro Farias diz que não sabia que, embaixo da piçarra, aterro era de lixo.
Família do pescador perdeu todos os bens materiais após desabamento.

O pescador Miro Farias tomou um susto no último sábado (4): ao voltar da igreja, encontrou apenas uma cratera no local onde sua casa costumava ficar, na rua Siqueira Mendes em Abaetetuba, nordeste do Pará. "Cheguei lá e vi esse cenário, pensei 'será que minha família foi soterrada?' e aí começei a chorar, a gritar, até que me avisaram que a minha mulher estava bem", relembra.
"Foi Deus que me deu aquela idéia, pra mim era impossível fazer aquilo. Eu tinha medo, mas na hora da agonia a solução foi essa. Eu estava lá atrás da casa, primeiro abriu aquele buraco no vizinho, que desmoronou, mas pra mim não ia chegar na minha casa, não pensei que seria uma coisa tão grande, mas começou a estalar tudo. Se eu dou a volta para sair pelo portão de baixo, não ia dar tempo", explica.
Para Miro, o susto de Kátia foi justificado: foi ele quem construiu, há 8 anos, a casa de 18 metros de comprimento onde o casal morava. Segundo o pescador, o imóvel havia sido erguido em solo que parecia firme. "Esse bairro foi feito com entulho, resto de lixo, caroço de açaí, mas por cima jogaram piçarra, que dava aparência de sólido. Isso me enganou. Eu construí uma casa grande, embaixo tinha até um depósito onde eu guardava dois tratores e material de pesca, mas foi tudo embora em um piscar de olhos", lamenta.
Sem bens materiais, o casal foi morar na casa de uma irmã do pescador. Agora a preocupação é reconstruir, e preparar a família para a chegada de mais um membro: Kátia está grávida de 7 meses, mas ainda não sabe onde o bebê, que deve se chamar Vítor, vai nascer. Segundo Miro, resta esperar pela solidariedade enquanto não há uma definição do poder público para as famílias que sofreram com a erosão em Abaetetuba. "Agradeço a todo o povo do Pará que se mobilizou, são homens e mulheres com sentimentos verdadeiros", exalta.fonteG1ADAPTADO//MAGNOPOLEMICO 



Nenhum comentário:

Postar um comentário