sábado, 11 de janeiro de 2014


OBRAS DO BRT//TEM QUE MELHORAR ESSE TRANSITO.

Todas as pistas do Complexo do Entroncamento, em Belém, começaram a ser liberadas na manhã deste sábado (11). Segundo a prefeitura, apenas a pista por onde vão passar os ônibus do BRT (Bus Rapid Transit), não será liberada deste sábado, mas deve ser inaugurada até o final de janeiro. O processo de liberação das vias se estenderá por toda a tarde.
Uma rota será aberta por vez, para obedecer a uma logística de engenharia de trânsito e garantir a segurança dos condutores. A primeira a ser liberada será a pista que liga a avenida Augusto Montenegro a Almirante Barroso.
“Abrir um sistema viário não é como abrir uma porta, em que você libera e manda todo mundo entrar. É preciso abrir um caminho por vez, para que os condutores entendam como se dará o fluxo no local", explica Maisa Tobias, superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Maisa esclarece ainda que existem pontos em que caminhos diversos se encontram e alerta: o condutor precisa ter segurança para saber onde vai entrar e por qual via vai sair. "Isso só se dá aos poucos, com um trabalho intenso dos agentes de trânsito”, conclui a superintendente.
Entenda como será a liberação das vias no Entroncamento
A segunda via a ser aberta será da Almirante Barroso, no sentido Augusto Montenegro; seguida da BR-316 para Almirante Barroso já pelo elevado; Pedro Álvares Cabral para Almirante Barroso; Pedro Álvares Cabral para BR-316 pelo elevado; Pedro Álvares Cabral retornando para Pedro Álvares Cabral pelo elevado; BR-316 retornando para BR-316 pelo elevado; e, por último, Augusto Montenegro para BR-316 pelo elevado e Augusto Montenegro retornando para Augusto Montenegro pelo elevado.

“Vamos começar pela Augusto Montenegro para Almirante Barroso porque ali o acesso é na pista, não sobe o elevado, e o outro caminho para Pedro Álvares Cabral já funciona normalmente, mesmo durante a obra, os condutores já estão habituados. O segundo, da Almirante Barroso para Augusto Montenegro, também foi escolhido assim porque também é um acesso em nível, sem elevado, e da Almirante o condutor continua seguindo normalmente para a BR-316 pela lateral do elevado ou pelo túnel”, explica Panfilio Lobato, coordenador de trânsito da Semob, à frente do trabalho de liberação na área.
No local estarão agentes da Semob, do Detran e da Polícia Rodoviária Federal para orientar os condutores, além das equipes de educação da Semob e Detran.fonteG1MAGNOPOLEMICO//

Nenhum comentário:

Postar um comentário