quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

crime organizado", Colômbia

Crime organizado", na Colômbia 

Venezuela, Colombia, Cuba e Honduras se repetem, por mais um ano, na "lista negra" dos países americanos que devem melhorar seu respeito aos direitos humanos, segundo o informe anual da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
De acordo com Marcus Reis, especialista em terrorismo, narcotráfico e crime organizado, as Farc são uma organização mista insurgente com táticas terroristas e vinculada ao crime organizado. Segundo ele, “dos US$ 300 milhões anuais que as Farc lucram US$ 100 milhões são provenientes do tráfico de drogas e o restante é derivado do roubo de gado, sequestros e extorsão”.
Reis manifestou preocupação com o possível êxito do processo de paz e questionou onde guerrilheiros e militares altamente experientes poderão parar com o fim dos combates. Na sua avaliação, as organizações criminosas brasileiras poderão ser potenciais empregadores dessa mão-de-obra especializada.
Ele também vaticinou: “as Farc sabem que perderam, que nunca vão chegar ao poder pelas armas e, além disso, seus principais líderes já estão velhos e cansados e o que buscam agora é uma boa aposentadoria”. Para Vidal, a morte de Hugo Chávez complicou seriamente o protagonismo internacional das Farc.
Na sua avaliação, a América do Sul lida com a vigência do crime organizado em grande escala, cujo polo de incremento é o tráfico de drogas e a pulverização de suas ações, inclusive o contrabando de armas. “Assim, a ação de bandos armados que atuam em países vizinhos, nos lindes da Amazônia brasileira, e o crime organizado internacional são alguns dos pontos a provocar preocupação”
Para o especialista britânico Andy Webb Vidal também presente no debate, a tendência atual é que as Farc incrementem os negócios na Venezuela, Panamá, Equador, por conta da economia dolarizada e a necessidade de lavar dinheiro, Peru e Brasil. “Além da cocaína, a mineração e o contrabando de gasolina da Venezuela são extremamente lucrativos para as Farc”, destacou.ADAPTADO//MAGNOP-OL//***

Nenhum comentário:

Postar um comentário