sábado, 15 de fevereiro de 2014

LOGÍSTICA, SISTEMAS DE MOVIMENTO, FLUXOS ECONÔMICOS E INTERAÇÕES ESPACIAIS

LOGÍSTICA, SISTEMAS DE MOVIMENTO, FLUXOS ECONÔMICOS E INTERAÇÕES ESPACIAIS 

Exportações brasileiras por porte (2005/2006) – distribuição por
Unidade da Federação dos exportadores – ordem decrescente de valores dos cinco primeiros
UF dos Exportadores
2006 (Jan-Dez)
2005 (Jan-Dez)
Nº de Empresas
FOB (US$)
Nº de Empresas
FOB (US$)
Valor
Part %
Valor
Part %
Valor
Part %
Valor
Part %
0,00
Total Geral
23.113
100,00
137.807.469.531
100,00
23.726
100,00
118.529.184.899
100,00
Micro-Empresas
5.769
24,96
272.306.144
0,20
5.906
24,89
283.675.810
0,24
São Paulo
2.487
10,76
99.637.714
0,07
2.392
10,08
103.041.574
0,09
Rio Grande do Sul
746
3,23
39.640.244
0,03
777
3,27
37.447.147
0,03
Minas Gerais
525
2,27
25.651.112
0,02
577
2,43
26.277.962
0,02
Paraná
445
1,93
22.714.061
0,02
447
1,88
25.565.059
0,02
Santa Catarina
346
1,50
22.384.607
0,02
401
1,69
27.064.397
0,02
Pequenas Empresas
6.023
26,06
2.115.098.465
1,53
6.312
26,60
2.037.652.870
1,72
São Paulo
2.674
11,57
695.196.595
0,50
2.763
11,65
686.095.733
0,58
Rio Grande do Sul
749
3,24
227.044.011
0,16
819
3,45
219.425.819
0,19
Paraná
551
2,38
226.359.419
0,16
576
2,43
229.981.610
0,19
Santa Catarina
407
1,76
155.239.566
0,11
416
1,75
150.492.467
0,13
Espírito Santo
217
0,94
144.704.126
0,11
235
0,99
143.738.188
0,12
Médias Empresas
5.908
25,56
9.254.430.749
6,72
5.986
25,23
8.125.476.539
6,86
São Paulo
2.601
11,25
3.061.908.253
2,22
2.627
11,07
2.631.209.101
2,22
Paraná
532
2,30
1.049.016.849
0,76
536
2,26
896.733.062
0,76
Rio Grande do Sul
755
3,27
1.008.316.466
0,73
765
3,22
920.430.930
0,78
Santa Catarina
496
2,15
696.762.520
0,51
491
2,07
620.414.812
0,52
Minas Gerais
388
1,68
655.802.505
0,48
381
1,61
590.343.247
0,50
Grandes Empresas
4.780
20,68
125.963.069.289
91,41
4.758
20,05
107.864.517.315
91,00
São Paulo
1.879
8,13
46.435.907.659
33,70
1.901
8,01
38.085.687.912
32,13
Minas Gerais
393
1,70
14.096.141.399
10,23
387
1,63
11.982.886.791
10,11
Rio de Janeiro
235
1,02
11.335.882.342
8,23
220
0,93
8.582.116.214
7,24
Rio Grande do Sul
535
2,31
9.920.422.619
7,20
533
2,25
9.164.863.796
7,73
Paraná
412
1,78
9.139.822.401
6,63
423
1,78
8.829.257.622
7,45
Pessoas Físicas
633
2,74
202.564.884
0,15
764
3,22
217.862.365
0,18
Mato Grosso
116
0,50
118.421.936
0,09
146
0,62
141.447.162
0,12
São Paulo
152
0,66
35.804.321
0,03
200
0,84
27.203.322
0,02
Bahia
49
0,21
25.570.214
0,02
45
0,19
21.938.099
0,02
Paraná
31
0,13
6.895.679
0,01
37
0,16
7.000.350
0,01
Minas Gerais
55
0,24
4.684.234
0,00
63
0,27
3.634.089
0,00
Fonte: BRASIL, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio exterior. Disponível em: <http://www2.desenvolvimento.gov.br >. Acesso em: 05 de março de 2008.
 Na esteira do aumento da movimentação de cargas está o aumento do número de automóveis de passageiros no Brasil. Só no ano de 2007, segundo a ANFAVEA (2008), foram licenciados 1.876.618 automóveis, número bem maior do que nos anos passados[10].  Em 2006, 37,13% desses automóveis foram licenciados no estado de São Paulo. O mesmo possui 32.977,7 km de rodovias pavimentadas, ou seja, só 16,66% das rodovias pavimentadas no Brasil. Destaca-se que aproximadamente metade da população paulista vive na metrópole. O aumento de veículos foi impulsionado pela facilitação do “crédito virtual”, já que o consumo de automóveis acompanha o baixo aumento do poder aquisitivo da população, isto é, o aumento do consumo dos últimos anos no Brasil não ocorre exclusivamente pelo aumento da renda. Outro fato é o aumento do crédito. O efeito multiplicador ocorre, portanto, com limitações. Soluções plausíveis deveriam pautar-se sobre o aumento do transporte público de passageiros e sobre o aumento da porcentagem de cargas transportadas pelas ferrovias e hidrovias. Destarte, o custo logístico brasileiro e paulista e a pressão sobre as infra-estruturas rodoviárias diminuiriam.

Matriz de Transporte 
e Matriz de Custos, em 2006 – Brasil versus EUA
Modal
Brasil
Estados Unidos
% TKU
US$ / Mil TKU
% TKU
US$ / Mil TKU
Ferroviário
25,4%
19
39,5%
19
Rodoviário
55,8%
118
29,6%
284
Aquaviário
13,9%
29
11,5
6
Aéreo
0,1%
721
0,4%
833
Dutoviário
4,7%
32
20,1%
7
   Oleodutos
-
15
-
7
   Gasodutos
-
29
-
nd*
Observações:
* Os dados dos Estados Unidos consideram somente a movimentação de oleodutos.
Dados referentes a 2006 (considera U$ 1 = R$ 2,17).
Fonte: Instituto Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD). Centro de Estudo em Logística (CEL). Panorama Logístico.  Disponível em: <http://www.centrodelogistica.com.br/new/fs-generico.htm?fr-panorama_logistico3.htm>. Acesso em: 03 de março de 2008.


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