sábado, 23 de março de 2013

Júlio César ganhará pistas extras para dar mais fluidez ao tráfego.
       
                      As avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral vão entrar em obras para adequação de capacidade do fluxo de trânsito. O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), do governo do Estado, publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) a homologação do processo licitatório de contratação da empresa de engenharia que vai elaborar o projeto executivo e executar as obras viárias, a Terraplena Ltda., cujo contrato foi assinado também nesta terça. Uma das medidas é a ampliação da Júlio César, para dar mais fluidez ao tráfego de veículos.
                         Serão feitas a adequação da capacidade de tráfego das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral e a correção geométrica da curva da avenida Senador Lemos. O projeto de adequação das avenidas, que faz parte da Agenda Mínima do Governo, receberá investimentos na ordem de R$ 5.077.910,69. A assinatura do contrato da empresa vencedora da licitação reuniu o diretor geral do NGTM, César Meira, a diretora executiva, Marilena Mácola, e o diretor da Terraplena, Lazaro Ferreira Castro.

                         Após a assinatura do contrato, são 180 dias para entrega da obra. As obras serão feitas no trecho da Júlio César entre as avenidas Centenário da Assembleia de Deus e Pedro Álvares Cabral; e no perímetro da Pedro Alvares Cabral entre a Júlio Cesar e Alameda B. Também será feita a correção geométrica na curva da Senador Lemos, em frente à Estação de Passageiros do Aeroporto Júlio César.
“Nas horas de pico, há congestionamento nesses trechos, devido a um novo fluxo viário da cidade. Com a execução do projeto, o tráfego fluirá melhor. Além dos motoristas, o projeto também beneficiará pedestres e ciclistas, com a realocação da passarela e outras obras complementares. A população geral terá mais tranquilidade e segurança para trafegar nessa área”, explicou César Meira.
                  O decorrente aumento de veículos nesse trecho potencializou o conflito do uso compartilhado da via entre motoristas e ciclistas. Assim, uma das interferências será a implantação de uma ciclovia na ponte sobre o canal São Joaquim, na área atualmente destinada à circulação de pedestres. Também está prevista a implantação de passeios sobre bandejas em estrutura metálica para circulação de pedestres em ambos os lados da ponte.
               Readequação – Outra medida que será adotada é a realocação da passarela da Júlio César, cujo atual posicionamento apresenta problemas: está distante do ponto de maior necessidade de travessia da população, deixando-a com pouca utilidade, e reduz a largura da calçada e da faixa de rolamento da pista. A partir da implantação da passarela de acesso à Praça Dorothy Stang, na Pedro Álvares Cabral, a faixa à direita da avenida foi interrompida, o que faz necessário redesenhar a via com duas faixas de tráfego veicular e ciclofaixa.
                 A diretora executiva do NGTM, Marilena Mácola, falou sobre proposta de ampliação da Júlio César. “O núcleo já tinha proposto a adequação do tráfego da Júlio César, mas com a implantação de obras viárias na Almirante Barroso, a situação do trafego se agravou, e essa rota alternativa, pela Independência, está sendo direcionada para a Júlio César. Assim, em maio, quando implantamos um semáforo na Júlio César, houve uma melhora no tráfego, mas hoje a via está novamente congestionada e apenas o sinal não é mais suficiente”, explicou.
                 Com isso, o NGTM resolveu levar adiante a proposta de ampliar a capacidade da Júlio César, transformando-a em três pistas por sentido, o que começa a ser feito a partir da assinatura do contrato. A correção geométrica da curva da Senador Lemos, por sua vez, é necessária por causa do aumento de acidentes de trânsito identificado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) após as obras para construção dos complexos viário dos cruzamentos da Júlio César e Pedro Álvares Cabral e de lazer da praça Dorothy Stang, em 2010. Estudos do NGTM identificaram a necessidade de correção da geometria da curva.
Resumo das intervenções:
- Eliminação do canteiro central para acréscimo de uma faixa de rolamento por sentido, no trecho da avenida Júlio César entre Pedro Álvares Cabral e avenida Centenário da Assembleia de Deus;
- Implantação de barreira de concreto tipo “New Jersey”, com grade, como elemento separador de tráfego e direcionador do fluxo para a travessia de pedestre na passarela, neste trecho da Júlio César;
- Reposicionamento da passarela de pedestre da Júlio Cesar, readequada;
- Adequação de geometria no trecho da Pedro Álvares Cabral;
- Paisagismo nos trechos da Júlio César e Pedro Álvares Cabral;
- Adequação de ciclovia e passeio na ponte existente sobre o canal São Joaquim, com análise da capacidade estrutural e elaboração de projeto de requalificação da ponte de concreto armado;
- Recuperação, alargamento, recapeamento asfáltico, recuperação e adequação da drenagem na Júlio César (em 900 metros de extensão) e Pedro Álvares Cabral (em 260 metros de extensão);
- Adequação de sinalização horizontal e vertical nos trechos da Júlio César e Pedro Álvares Cabral;
- Adequação da iluminação pública, nos trechos da Júlio César;
- Solução para frequentes colisões de veículos com a ciclovia;
- Definição de novo layout e estudos da capacidade estrutural da ponte sobre o canal São Joaquim. Adequações com nova disposição da ciclovia e implantação de bandejas/ passarelas de pedestres nas laterais da ponte.agencia pará/agliciomagno@gmail.com

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